segunda-feira, 10 de março de 2008

Caros Acadêmicos Pós graduandos do IESF/FUNLEC/SEMED/Campo Grande

Primeiramente, parabéns pelo cumprimento da tarefa dentro do prazo estipulado. Pesquisador iniciante deve estar atendo aos prazos e cronogramas. Aproveito a oportunidade para comunicar que aqueles que ainda não entregaram o seus projetos de pesquisa, uma via para o orientador (que deverá ser entregue para Angela Britto) e uma via encaminhar no e-mail da prof{ Bazé para correção e nota final da disciplina e até 4ª feira outra via no IESF.
Outrossim, reforço, que o Seminário de Pesquisa, conforme já comunicado ficou para dia 15/03 período matutino das 7.30min às 12h no IESF. Quem não entregou projeto não tem como participar do Seminário, pois o mesmo tem por finalidade realizar o primeiro contato com o orientador. Portanto, nesta data já estaremos atuando em grupo, ou seja, por Linhas de Pesquisa, sendo cada grupo com o seu orientador. Você não pode deixar em hipótese alguma de participar do Seminário.
Segue anexo, listagem dos alunos que postaram projetos para avaliação (via da professora Bazé). Gentileza verificar se o seu projeto consta da listagem, caso você tenha realizado a entrega. Qualquer dúvida, entrar em contado via e-mail.
Um grande, abraço à todos.
Profª Terezinha Bazé


RELAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA – 2008
IEFS - FUNLEC




1
Gleicy Saad
A importância do Professor Leitor.
2
Gedilane Julião dos Santos
A influência da relação professor aluno na leitura e escrita em sala de aula.
3
Adriana Percilia Leite Recalde Rubio
Leitura e escrita de documentos oficiais – A interpretação equivocada desses documentos.
4
Elisabete Alves dos Santos
Utilizando o brincar no letramento nas séries iniciais de 4 a 6 anos.
5
Verenice Doerzbacher Augusto
Leitura como instrumento de superação de dificuldades na aprendizagem e como subsidio de uma escrita significativa.
6
Márcia Jurema Caramalac
Leitura: Desafio para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
7
Elizabeth Inácia Ferreira Martins
Indisciplina em sala de aula.
8
Patrícia Machado da Costa Morais
A formação de alunos leitores: um olhar sobre a prática pedagógica de professores de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental na REME.
9
Eunice Coelho Cavalcante
Produção de texto e leituras no 2° ano do Ensino Fundamental.
10
Celly Rosaria Gonçalves de Oliveira
Marlene Duarte Gonçalves
Tânia Maria Nóbrega M. Moreira
O lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
11
Marluce de Souza Lenz
Leitura e escrita: a importância da afetividade no desenvolvimento cognitivo da criança.
12
Ermelinda Bertuol
A meditação da leitura no desenvolvimento educacional do aluno com aspectos socioculturais.
13
Alaíde Maria de Melo Lopes
Descobrir novos horizontes para conscientizar leitura na sala dos alunos do 2° Ano do Ensino Fundamental
14
Silvania Hubner de Araújo
Fatores que interferem na freqüência dos alunos na educação de jovens e adultos.
15
Eliane da Silva Andrade
Irene Alves de Souza
A leitura e a escrita sob o discurso sócio-interacionista na Escola Municipal Professor Alcídio Pimentel em turmas do 2° ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
16
Ana Maria Charles Martins
Evasão escolar e repetência.
17
Rose Suely Vicentini Pulcinelli
A literatura infantil na alfabetização de crianças do 1° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Professor Alcídio Pimentel.
18
Aparecida de Souza Natividade
Leitura e literatura: práticas pedagógicas realizadas na Escola Municipal Professor Alcídio Pimentel.
19
Maria Aparecida Borges Daniel
Altas Habilidades/superdotação: disseminando conhecimentos nas práticas pedagógicas e sociais.
20
Adalberto Santos do Nascimento
O uso de computadores na Avaliação de conteúdos bimestrais dos alunos de 4° ano da Escola Municipal Brígida Ferras Fóss.
21
Eliza Anacleto
A prática pedagógica do professor alfabetizador, relacionada à construção de um sentido na produção textual, realizada na Escola Municipal Professora Brígida Ferras Fóss.
22
Gilce de Freitas Homrich
A escolha do livro de alfabetização para alunos e professores do 2° Ano do Ensino Fundamental.
23
Lídia Regina Schineider Pereira
Elevar o índice de aprendizagem em matemática no 6° ano, turma C, do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro, através da leitura.
24
Sebastiana Júlia Ferreira Andries
Portadores de necessidade especiais e a escola.
25
Olga de Mello Oshiro
Dificuldades de aprendizagem – Subsídios para o professor alfabetizador.
26
Elisangela Melo da Silva
O uso das tecnologias, com crianças de centros de educação infantil, como instrumento de inclusão escolar e social.
27
Josely Carla Segantini
Integração e motivação das crianças do 1° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª Elizabel Maria Gomes Salles.
28
Kátia Eugênia Ribas Espíndola Barrios
A produção textual como fonte de alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, um estudo de caso de uma escola da Rede Municipal do Município de Campo Grande/MS.
29
Kátia Cilene de Arruda Lopes Muniz
A contribuição da informática no processo de leitura e escrita dos alunos da 1ª e 2ª séries da E. M. Rodrigues Benfica.
30
Elaine Fernandes Lima
Atividades lúdicas na leitura e na escrita como instrumento de alfabetização com alunos de 2° ano do Ensino Fundamental.
31
Marli Miranda Domingos
O processo de inclusão do aluno com necessidades educativas especiais na Escola Municipal Elízio Ramirez Vieira.
32
Evanda Aparecida de Souza Higa
Auto-estima: Chave para o sucesso ou fracasso do aluno.
33
Bethânia Cristina de Oliveira
A influência da efetividade na construção do processo ensino-aprendizagem dos alunos de primeiro ano.
34
Dorca Mara Dagher dos Santos
Critérios de avaliação para as séries iniciais do Ensino Fundamental: um desafio para o professor.
35
Fernanda Cristina de Almeida
O uso da informática como recurso pedagógico nos processos de alfabetização dos alunos do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof° Luiz Cavallon.