sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Modelo de projeto - elementos fundamentais

Modelo feito coletivamente em sala de aula - FUNLEC
junto com a professora Bazé.
Tema:
A informática como recurso pedagógico na alfabetização


Título:
O uso da informática como recurso pedagógico na alfabetização de crianças de 1º da Escola Municipal “Nova Esperança” – Campo Grande


Problema:
De que forma os professores estão utilizando a informática presente nas escolas como recurso na alfabetização?


Hipótese:

Grande parte dos professores não utilizam a aula de informática como recurso de auxilio para alfabetização dos alunos. Os professores alfabetizadores utilizam a aula de informática com atividades que fazem pouca ligação com o processo de alfabetização das crianças. O planejamento do professor na aula de informática pouco contribui para a alfabetização dos alunos.


Justificativa:
Verifica-se hoje a grande influencia da informática na vida das pessoas. Os alunos, por sua vez, trazem conhecimentos prévios e interesses pelas tecnologias. Partindo do principio de que o ser humano aprende a partir daquilo que já conhece e pela qual se interessa, a informática torna-se um instrumento fundamental para propiciar a aprendizagem desses alunos. Por isso os governos implantaram dentro de muitas escolas laboratórios de informática como um dos novos recursos pedagógicos a serem utilizados pelos professores para auxiliar a aprendizagem dos alunos.
Desta forma, esta pesquisar se propõe a analisar como essa tecnologia tem sido utilizada por parte dos professores e alunos na alfabetização das crianças de 1º ano.


Objetivos
Geral: analisar como a informática tem sido utilizada pelos professores alfabetizadores no processo da alfabetização.

Específicos:
=> verificar através dos planejamentos a freqüência das aulas realizadas na sala de informática e se a mesma possui atividades de leitura e escrita;
=> Observar a execução das aulas ministradas na sala de informática
=> Analisar a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e as atividades realizadas na sala de informática, visando promover o processo da alfabetização.


Metodologia:
Inicialmente será feito o levantamento teórico sobre o tema e os seus principais autores.
Essa pesquisa será realizada na Escola Municipal Nova Esperança, com os educadores regentes do 1º ano do Ensino Fundamental. Serão elaborados e aplicados questionários para os professores referentes as atividades realizadas na sala de informática. Também serão feitas entrevistas gravadas e transcritas para se observar as dificuldades encontradas pelos educadores na execução das aulas. Análise dos planos de aula ministradas por esses professores na sala de informática.
Os levantamentos e registros coletados serão analisados e representados através de gráficos e tabelas. Por ser uma pesquisa ação, a mesma vai intervir através de oficinas que contribuam para a melhoria da prática alfabetizadora dos sujeitos envolvidos.


Cronograma
ATIVIDADES / PERÍODOS J F M A M J J A S O
1Levantamento Teórico X
2Montagem do Projeto X X
3Coleta de dados X X X
4Tratamento dos dados X X X X
5Elaboração do Relatório Final X X X
6Revisão do texto X
7Entrega do trabalho X